O Consórcio Metropolitano de Transportes (primeiramente chamado de Acordo Operacional Avenida do Trabalhador), teve inicio juntamente com a própria Avenida do Trabalhador em junho de 1994.

Foi feito um acordo entre as empresas de ônibus Vicasa, Soul, Sogil, Viamão e Evel para que fossem utilizados seus veículos em uma linha que ligasse Porto Alegre á região metropolitana por um baixo custo para a comunidade. Com este desafio lançado foi criada a TM1 (anteriormente chamada de Avenida do Trabalhador), que liga o bairro Restinga em Porto Alegre ao bairro Mathias Velho em Canoas percorrendo um trajeto de de 130 km em 04:00hs (ida e volta).

Com o sucesso da nossa TM1, que transporta mais de nove mil passageiros por dia , decidimos beneficiar a população com mais uma linha que sai de Porto Alegre, passa por Sapucaia do Sul e vai até a Universidade Luterana do Brasil, a ULBRA, em 05:00hs (ida e volta) em um trajeto de 146km, pela mesma tarifa, a TM2.

Ela foi inaugurada em fevereiro de 2000. A nova linha transporta mais de quatro mil passageiros por dia.

Considerando a dificuldade de deslocamento da maioria da população é que, baseados nos benefícios das nossas duas primeiras linhas, criamos uma terceira que sai da capital, percorre vários municípios da região e vai até São Leopoldo, passando em frente a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a UNISINOS, percorrendo 180km em 05:30hs (ida e volta) com o mesmo valor da passagem das TMs anteriores. Ela está em funcionamento desde julho de 2000 e trouxe para nossa parceria as empresas Central e Real Rodovias.

Nosso objetivo principal é a satisfação do usuário e o prazer que este nos proporciona viajando conosco!