TESTE ÔNIBUS ELÉTRICO NA CONSORCIADA SOUL

PARABÉNS SOUL PELA INICIATIVA

Um novo ônibus está sendo testado pela Sociedade de Ônibus União Ltda/SOUL desde o dia 14 de abril. O veículo que está atendendo 

Alinha Vila Elza Big, durante alguns horários da manhã e tarde, traz uma proposta inovadora: um ônibus 100% elétrico. O coletivo da empresa chinesa BYD Company Limited – especializada em veículos elétricos e híbridos, baterias, e novas energias – possui emissão zero de poluentes, pois não realizam queima de combustível durante operação.

A novidade é que os veículos dessa empresa possuem três “pacotes” de baterias que são recarregadas a noite na garagem em rede de 380V/volts. Segundo a SOUL, a carga completa das baterias garante autonomia de aproximadamente 250 km/quilômetros.

Outro ponto que chama atenção no novo ônibus que está atendendo o município é que o ruído do motor é quase imperceptível, tornando a viagem mais confortável para funcionários e passageiros. Além do mais, ele possui Frenagem Regenerativa, que consiste em reutilizar a energia gerada durante a frenagem no recarregamento das baterias.

De acordo com a Empresa, as características técnicas desses veículos são inovadoras e podem ser a realidade de um futuro próximo para as empresas de transporte de passageiros no Brasil. Para o diretor executivo, José Antônio Ohlweiler, esta ação demonstra o compromisso da empresa com uma gestão sustentável, atuando para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente.
A SOUL ainda não adquiriu nenhum ônibus elétrico, eles estão apenas em teste. O investimento dependerá de uma futura negociação com a BYD, em que serão analisados os valores e se haverá algum programa de incentivo de financiamento para aquisição dos veículos.

O período de teste do novo ônibus elétrico será de cerca de 30 dias e durante essa fase, a SOUL irá avaliar o custo da energia utilizada em comparação com veículos movidos a diesel e também os custos de manutenção. Os resultados servirão como parâmetros para futuras decisões de aquisição não apenas para empresa alvoradense, mas também para as demais empresas da região.

No dia a dia
Atualmente, atendendo a linha Vila Elza Big, o ônibus faz três viagens de ida e volta completas. Para o motorista Carlos Roberto de Oliveira, antigo funcionário da empresa, não existe grande diferença dos veículos comuns. “Estou há 40 anos em cima de ônibus. Não tem muita diferença, já estou acostumado a dirigir. A única coisa que tive que aprender foi usar o painel, que é um pouco diferente”, relata.

Como o modelo em teste ainda é um protótipo, a falta de bancos na parte da frente é um ponto negativo para os idosos durante os testes. “Dessa maneira, para a gente que não passa a roleta é horrível. Mas o ônibus é bem melhor, geralmente os que fazem a Vila Elza Big são veículos mais velhos”, conta o aposentado Egles dos Santos Ávila, de 62 anos.

Apesar de acomodar somente 22 passageiros sentados, o modelo de teste possui espaço para cadeirante, letreiro digital, ar condicionado, assentos e portas mais largas e sem escadas na entrada e saída.

O cobrador, Renato Garcia Martins, funcionário a oito anos da SOUL, salienta as qualidades do novo meio de transporte. “Ele é mais silencioso, não polui, o que é o diferencial dele. Esse modelo é apenas um protótipo, mas a ideia é evoluir a cabine”, explica.

Na opinião do aposentado Claudio Valmir de Borba, 68 anos, a vinda desse novo ônibus é algo bom para o município. “Se houver essas mudanças dentro do veículo, acho válido. Gostei do design, das portas largas, de ser silencioso. E outra, ele tem que ser confortável não só para os passageiros, mas também para quem trabalha todo dia”, manifesta o passageiro.

Sobre a BYD
Especialista em veículos elétricos e baterias recarregáveis, a BYD tem 180 mil funcionários em 11 parques industriais em toda China. A empresa também possui plantas industriais e escritórios nos Estados Unidos, Europa. Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan e Hong Kong. Em julho de 2015 a BYD inaugurou a primeira fábrica no Brasil, localizada em Campinas, São Paulo; sendo a terceira fora da China, após a unidade na Califórnia e EUA.

Considerada como marca mais inovadora da China e oitava no mundo, segundo a Bloomberg Bussiness, 2010, a BYD Auto é também o maior fabricante de ônibus 100% elétricos no mundo e maior fabricante de carros elétricos na China.

Últimas Notícias

06.05.2022

O CONSÓRCIO APOIA O MAIO AMARELO 2022

JUNTOS SALVAMOS VIDAS

Saiba mais
03.05.2022

USO DE MÁSCARAS DENTRO DOS ÔNIBUS

Saiba mais
11.01.2022

Na Alemanha, proposta quer pagar transporte para quem deixar carro

Medida é inspirada em políticas públicas adotadas em outros países do mundo. Objetivo é reduzir o uso do automóvel e levar mais passageiros para o transporte público

Saiba mais

Cadastre-se para receber as últimas notícias por Whats App!

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para maiores informações acesse política de privacidade.   LI E ACEITO